E com que roupa o noivo vai?!

0


Como se não bastassem todos os detalhes com os quais a noiva precisa se preocupar, o traje do noivo acaba sendo mais um desses detalhes. É que na maioria das vezes as noivinhas ficam inseguras, sem saber como o noivo vai se apresentar. Afinal, num dia importante como esse, cada detalhe é fundamental.

E aí começam as dúvidas...

Que roupa o noivo deve usar no casamento?
Terno, fraque ou meio fraque? 
Gravata cinza, branca, prata ou grafite? 
E a cor da camisa? 
Os pais e padrinhos devem usar roupas iguais? Ou obrigatoriamente devem ser trajes diferentes?
É verdade que se deve usar trajes claros para casar no período da manhã?
A noiva que pensa que escolher a roupa do noivo é assim tão simples, está enganada. Dentro dessas opções aparentemente fáceis (terno, camisa e gravata) há muitas outras escolhas que devem ser feitas para definir o estilo do noivo no dia de seu casamento. Assim como a roupa da noiva, a escolha também deve ser baseada em alguns pontos: estilo da festa (formal/ informal), horário (manhã/ tarde/ noite), o local (cidade/ praia/ campo), o tipo físico da pessoa e harmonia com a noiva (imagina a noiva super formal e o noivo super informal, não fica bonito, né?). Veja a seguir as opções e conheça um pouco mais sobre cada uma.
- Horário e estilo da cerimônia e recepção
Um casamento pela manhã, por mais elegante que você deseje estar, não comporta trajes de gala.Portanto o mais indicado são os trajes informais ou semi-formais.Não pense também que a cor deve ser clara só porque trata-se do período matutino ou vespertino. Um bom terno escuro serve para qualquer ocasião. O cinza e o azul marinho podem ser usados sem nenhum problema, mas fique longe dos tons pastéis e principalmente do branco.

- Tipo físico
Modelos com o paletó comprido (como o fraque e a túnica) não caem bem em homens de estatura mais baixa. Para os que estão acima do peso as cores escuras são mais indicadas, e modelos sem muitos recortes ou detalhes.

- Modelagem e adequação

O número de botões, o corte mais reto ou acinturado e a lapela/gola do traje é bem variável. Depende da modelagem de cada costureiro. Mas lembre-se sempre de adequar o estilo do traje ao estilo do vestido da noiva (de acordo com a formalidade da ocasião).

Detalhes que fazem a diferença

Gravatas

 Não devem ser de cores "berrantes", estampadas ou muito claras;  
 Não devem ser muito largas;
 Não devem ultrapassar o cinto;
 O nó não pode estar frouxo.

Sapatos

Devem ser confortáveis, porém sem solado de borracha, prefira sapatos de     pelica com solado de couro;
Para uma ocasião formal os sapatos devem ser de amarrar;
Nem preciso comentar que devem estar engraxados, né? 

Cintos

Sim, o sapato deve combinar com o cinto;
Sapatos e cintos pretos servem para roupas azul-marinho, cinza e preto;
Sapatos e cintos marrons servem para roupas marrom, bege e areia.

Meias

Se o noivo usar calça preta e sapato preto a meia obrigatoriamente deve ser preta;
Calça azul marinho e sapato preto pode-se usar meias preta ou azul marinho;
Para calça marrom e sapato marrom usa-se meia marrom ou bege;
Não se deve usar meias brancas;
As meias devem ser compridas, de modo que se você estiver sentado nenhuma parte do seu tornozelo deve ficar à mostra.

Acessórios

Evite relógios esportivos;
Evite cordões, pulseiras ou anéis exagerados, a aliança é o que deve aparecer;
Pode-se usar lenço ou flor na lapela. 
O lenço deve combinar com a gravata.

Agora vamos aos trajes: A intenção aqui é a de falar um pouco mais sobre os trajes informais ou semi formais, os mais usados em cerimônias de casamento.

Trajes informais ou semi-formais

Terno - O velho conhecido dos moços, e também muito querido de uns anos para cá.O conjunto completo é composto por paletó, colete simples e calça, porém nem sempre o colete é utilizado, quando é usado somente calça e paletó e chamado de "costume". Se o noivo usar terno, os pais e padrinhos deverão usar terno também.


Tradicionalmente a maioria dos noivos optam por gravata prata, mas a gravata branca também é uma boa opção.
Tem sido a opção mais procurada por noivos modernos, é considerado uma opção mais atual. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. Não sugerimos a opção sem coleto (costume) porque o noivo ficará igual à todos convidados. O colete mais a flor na lapela (ou lenço) é o que irá diferenciar o noivo dos demais convidados. 
Padrinhos e Pais dos Noivos? Também de terno. Podem ser diferenciados do noivo por outra cor de gravata ou de flor na lapela.



Terno Nupcial -Igual ao terno, porém hoje existem no mercado opções criadas exclusivas para os noivos que querem se destacar, que não querem colocar um terno igual usam todos os dias no trabalho. Podem ser em tecidos mais brilhosos, por exemplo. Normalmente usados também com a gravata diferenciada, a plastrom, ou italiana.
Em geral são somente para venda e provavelmente o noivo nunca vai usar novamente, mas um vestido de noiva a noiva também não usa novamente, certo? Estas são opções de ternos diferenciados para estar elegante, atual, mas sem cara de escritório.
Padrinhos e Pais dos Noivos? De terno.



Meio-Fraque - Paletó de corte normal, calça  risca de giz, colete casa de abelha e gravata tradicional em cinza-prateado. Alguns também usam plastrom. É o modelo mais usado entre os noivos, e o costume é padronizar pais e padrinhos com o mesmo traje.
É considerado uma invenção dos latino-americanos (ou brasileiros?) como opção menos formal do que o fraque, talvez porque muita gente adora uma informalidade. Deve ser evitado para noivos, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno. É hoje o traje mais alugado para padrinhos e pais de noivos, e não para o noivo.
Padrinhos e Pais dos Noivos? Podem ir também de meio-fraque ou de terno.



Túnicas - As túnicas foram inspiradas nos uniformes militares e são boas opções para quem deseja algo diferenciado do costumeiro meio-fraque.Longas e de corte reto, usada normalmente com colete da mesma cor. A ousadia do traje está na gola, que pode ser variada: arredondada, com vários detalhes ou recortes, em modelo "padre" ou até sem gola.

A gravata pode ser tradicional ou plastrom. A moda começou na Espanha mas já é bem comum aqui no Brasil. Os pais e padrinhos podem usar meio-fraque ou terno escuro.


Planejando seu Casamento

0




Assim que o pedido é formalizado e a noiva acaba de dizer o sim, a noiva começa a sonhar e idealizar seu casamento. Antigamente a família da noiva arcava com todas as despesas, hoje em dia os noivos dividem despesas, portanto tudo deve ser bem planejado e todas as contas devem ser pagas antes do grande dia.

Para começar os noivos devem ter em mente quanto custa um casamento e quanto disponibilizam para gastar, pois como dizem "O céu é o limite! Para quem tem dinheiro, é possível gastar milhares de reais. Para quem não tem tanto assim, é possível adaptar ao seu bolso e fazer um casamento belíssimo.

É bom ter em mente que o maior gasto será com o Buffet, pois 30% do orçamento será destinado a ele, 15% destinado a ornamentação (flores), 12% destinado a foto e filmagem, 10% local da cerimônia, 8% com a música e por ai vai. É claro que se você alugar um local que já ofereça uma quantidade boa de serviços você poderá negociar descontos e adaptar ao que quer que seja feito no dia.

Depois do levantamento inicial, tendo a certeza que o casamento vai acontecer, chega a hora de contratar serviços. O quanto antes começar a pagar mais cedo se encerra a divida, pagando em um número maior de vezes e por um preço mais em conta.

De acordo com especialistas, oito meses antes do casamento os noivos devem definir o local da cerimônia e da festa. Seis meses antes, é bom definir o serviços de foto e vídeo, o buffet e o cardápio e pesquise os preços dos convites. Faltando quatro meses para o grande dia, é bom definir a decoração, as roupas, o veículo que será usado e mandar fazer os convites.




Para ajudar um pouco mais segue abaixo um bom planejamento para você seguir e garantir sucesso no decorrer dos meses.



8 meses antes:
· Faça uma pré lista dos convidados;
· Defina o local da cerimônia;
· Defina o local da festa;
· Defina e convide os padrinhos e madrinhas da cerimônia;
· Defina as damas e os pajens caso necessário;
· Comece a montar seu enxoval.

6 meses antes:
· Defina serviços de foto e vídeo;
· Defina o buffet e o cardápio;
· Pesquise preços e roteiros para lua de mel;
· Pesquise decoração para cerimônia e festa e floriculturas;
· Defina o repertório das músicas, a banda ou os músicos necessários e/ou Djs;
· Pesquise preços de convites;
· Pesquise profissionais sobre o dia da noiva;

4 meses antes:
· Defina todas decoração, floricultura;
· Defina seu buquê e caso necessário, o da daminha;
· Defina as roupas da madrinhas de altar;
· Definir seu vestido (alugar, comprar, mandar fazer);
· Definir a lista de convidados;
· Fazer os convites e caso necessidade cartões de agradecimento;
· Defina todos os acessórios que irá colocar no dia (brincos, colar, sapato, luva, meias) e defina a grinalda;
· Defina o veículo do casamento;
· Defina os manobristas e seguranças da festa;

2 meses antes:
· Defina a lista de presentes nas lojas aptas para isso;
· Defina as lembrancinhas da festa;
· Distribua os convites da cerimônia e da festa;
· Defina qual regime de bens que será escolhido;
· Defina as alianças;
· Faça uma visita ao ginecologista.

1 mês antes:
· Defina os chás (cozinha ou bar) e defina os presentes, o chá deve acontecer 

15 dias antes do casamento;
· Defina as músicas da festa juntamente com o DJ ou com a banda;
· Faça testes de maquiagem, cabelo e o que for necessário;
· Defina a reserva para a noite de núpcias;
· Faça um ensaio da cerimônia, de preferência no próprio local;

1 semana antes:
· Defina quem a acompanhará no dia da noiva com os preparativos e quem pegará o vestido e outras coisas;
· Cheque todos os serviços (decoração, buffet, foto, filmagem, músicos etc)

2 dias antes:
· Faça depilação;
· Faça os pés;
· Defina juntamente com o buffet, os lugares dos convidados na festa
· Faça as malas da lua de mel.

No dia do casamento:
· Escolha uma lugar agradável para passar o dia da noiva;
· Faça mão;
· Faça maquiagem;
· Faça cabelo;
· Coma alimentos leves;
· Ou passe o dia no instituto de beleza de sua preferência;
· Relaxe e boa festa!

Você pode também imprimir esta tabela, pois a mesma com certeza será muito útil.


Diminuindo a lista de convidados

0



E o assunto é novamente a lista de convidados. Avisei que o assunto dá pano pra manga!Encontrei algumas regrinhas básicas para encurtar a lista e decidi compartilhar com vocês.

Use a regra dos três
Divida sua lista de convidados em três partes. Um terço deve ser sua família, um terço a família do noivo e um terço para amigos dos dois lados. Se uma das partes estiver muito desproporcional... alguém terá de ceder.

Convide todos do trabalho, ou ninguém
Uma coisa é convidar aquela sua colega de trabalho que virou melhor amiga e ninguém mais. Outra coisa é fazer panelinha: convidar dez pessoas e deixar cinco de fora. Nesse caso, se não der pra convidar todo mundo, exclua todos da lista de convidados e marquem um jantar bem informal (na sua casa, em um barzinho, pizzaria...) para você mostrar que se importa com eles e quer comemorar este momento ao lado de cada um.

Faça uma festa sem crianças
Normalmente, crianças pagam menos do que um adulto. Mas dependendo da quantidade, elas podem pesar no bolso e fazer volume na lista de convidados. Dificilmente crianças curtem uma festa à noite, principalmente as muito pequenas. Mandar um convite de casamento só para os adultos já está bom.

Não se sinta na obrigação
Você e seu noivo certamente estão fazendo o melhor que podem e não têm intenção de ofender ninguém, óbvio. E não vão ofender! Não é porque aquele seu colega convidou vocês para o casamento dele, que você terá de convidá-lo também. Parece estranho, mas é assim que funciona. Cada um trabalha dentro de suas possibilidades.

Não vê há anos? Deixe de fora
Sim, e não se sinta a pessoa mais cruel da face da Terra. Você verá que muitas vezes, a única solução para não extrapolar a verba do orçamento será abrir mão de algumas coisas. E amigos distantes podem entrar na lista das “algumas coisas”. Claro que isso não vale para parentes. Certas pessoas da família, ainda que você não tenha um relacionamento próximo, devem ser convidadas.

Converse antes de excluir alguém
Se você pretende cortar de sua lista de convidados aquele colega de trabalho de seu pai, informe sua intenção com antecedência, para não criar constrangimento de nenhum dos lados. E siga a regra de ouro: até montar sua lista de convidados definitiva (isso significa: quando os convites de casamento forem para a gráfica), o mais seguro é não falar que alguém está convidado, a não ser que haja muita certeza.

Cuidado ao escrever o convite de casamento
Se você coloca no convite de casamento o nome do “chefe da casa” com o complemento “e família”, significa que está convidando todos que moram lá. Se o casal tem cinco filhos, significa que eles poderão aparecer na sua festa com os cinco filhos... Se quer evitar essa situação, coloque apenas o nome do casal ou da pessoa que será convidada.

Direitos iguais, mas sem briga
Imagine a situação: a família do noivo é maior que a família da noiva. E o casal decide cortar alguns nomes de amigos da lista de convidados. Por ter a família maior, o noivo é quem deve levar menos amigos? Não é bem assim. Há de ter uma compreensão dos dois lados. Não é correto o noivo ter de abrir mão de uma pessoa querida, enquanto a noiva irá levar várias colegas que nem tanta proximidade só porque tem “crédito”. Não se trata de quem vai sair ganhando ou perdendo, e sim de como os dois podem lidar com a situação.

Escolhendo o convite de casamento

0


O convite de casamento representa os noivos como seu cartão de visita. É como o bilhete de entrada para um show muito especial, que contará apenas com a presença de pessoas queridas para os futuros recém-casados.

O tipo do convite de casamento depende do estilo que os noivos decidiram adotar para o casamento. Pode ser mais formal ou mais relaxado. Elementos que devem figurar: Os nomes dos noivos, o nome dos pais dos noivos, a data, a hora, o local da cerimônia e da recepção. Inclua também os contatos e o prazo para confirmação de presença, o chamado RSVP. 

Para a elaboração dos convites, existem várias opções. Os noivos podem escolher um modelo já pre-definido em uma empresa, podem escolher personalizar seu convite a partir de modelos existentes ou até eles mesmos podem fazer seus próprios convites de forma artesanal. No que se refere à escrita, podem fazê-la de modo impresso e standard, contratar um caligrafo ou então escreverem eles mesmos o textos, ou pelo menos assinarem os convites.


Se você pretende fazer um casamento vintage,como é o caso da Andréia, (minha filha que vai casar), pode começar escolhendo um convite de casamento com ar retrô. Além de colocarem os convidados no clima da festa, os convites com aspecto antigo são lindos e super românticos. Veja abaixo modelos com diferentes cores e formatos e inspire-se na hora de encomendar o seu.











Dicas para elaboração da lista de convidados.

0




Como já disse anteriormente, este é um assunto que dá pano pra manga e post pra blog. No primeiro post sobre o assunto, falamos de quem NÃO convidar para o casamento. Agora é hora de dar algumas dicas que poderão ser úteis na hora de fazer a lista de convidados.
A hora da lista é complicada e não pode atrapalhar a alegria da união

Quem deseja fazer festa, em primeiro lugar, deve definir o local do evento, quantas pessoas comporta este local e definir qual o orçamento do casal. A hora da lista é sempre problemática e algumas vezes gera briga entre o casal e as famílias. Nem sempre é possível convidar todas as pessoas, então, neste caso, dê preferência aos mais próximos, que fazem parte da história do casal.

Para diminuir os atritos entre noivos e familiares na hora de escrever e cortar os nomes da lista, a cerimonialista Lorena Hombre ensina em nove etapas como passar por essa situação, sem perder o brilho do momento.




1ª - Os pais devem participar da criação da lista de convidados?
Os pais ficam tão felizes com o seu casamento, que fazem questão de chamar muitos amigos para comemorar juntos. Muitas vezes são pessoas que vocês nem tem contato, mas precisam ser racionais nesse momento: seus pais estão ajudando no orçamento da festa ou do casamento como um todo?
Se não, converse com seus pais e explique a sua prioridade. Convide todos aqueles que você quer, e diga que se sobrar convite, você vai disponibilizar alguns para que eles possam convidar os amigos. A partir daí o noivo e noiva devem fazer uma lista cada, respeitando a metade dos convidados para cada lado.
Se sim, então não tem jeito. Apenas estabeleça um limite de quantidade de pessoas que eles podem chamar. Feito isso, divida a lista em quatro partes - uma para o noivo (40%), outra para a noiva (40%), uma para os pais da noiva (10%) e outra para os pais do noivo (10%).

2ª - Tenha prioridades
Comece sua lista criando categorias, estabelecendo uma ordem de prioridade: família, amigos, trabalho, colegas de faculdade e qualquer outra divisão que achar necessário. Sempre priorizando a ordem: aqueles que “não podem faltar”, os que vocês “gostariam que estivessem presentes”, depois aqueles que vocês “podem chamar” e por último aqueles que “se sobrar convite, chama”.

3ª Evite situações constrangedoras
Não convide pessoas ou amigos que não são muito “aceitos” pelo seu parceiro, para não criar uma situação chata no dia mais importante e que deverá ser o mais perfeito do casal.

4ª - Com humor, deixe fora da sua lista os personagens indesejáveis que já mencionamos aqui no blog.

5ª - Chamar ou não parentes distantes?
A dica é chamar, desde que tenham laços afetivos e contato com eles. Se for uma tia que você não vê e não fala há mais de cinco anos, não tem necessidade.

6ª - Converse com seus convidados
Se o grau de intimidade for muito grande, fale com aquele casal que serão muito bem vindos ao casamento, mas que infelizmente você não poderá chamar o namorado da filha deles. Explique que é uma celebração apenas para os mais íntimos. Caso você não tenha intimidade, apenas entregue os convites individuais que já fica explicito. E se eles perguntarem se podem chamar mais alguém? Diga que no momento está entregando os convites com prioridades, e se sobrarem individuais, você entra em contato.

7ª - Evite comentários pessoais no seu trabalho e não convide por obrigação
Se você trabalha em uma empresa com muitos funcionários e não pode chamar todos, então não fique comentando nada sobre seu noivado, chá de panela e casamento. Chame apenas os mais próximos e peça discrição.

8ª - Junte as listas
Quando todos terminarem de fazer cada uma a sua, é hora de contar os convidados e riscar nomes que foram repetidos em mais de uma lista.

9ª - Faça lista reserva
Quando estiverem finalizando a lista oficial, os nomes cortados devem ir para outras duas listas: a lista dos “não vai dar mesmo” e a lista dos “suplentes”. Esta última, considerando que uma porcentagem convidada sempre falta ao casamento (e estes avisando com antecedência), você poderá usar, chamando mais alguns para completar a sua lista sem deixar muitos de fora.



Bouquet - peça fundamental em uma cerimônia de casamento

1

O bouquet de noiva simboliza vida, alegria e fertilidade e é peça fundamental em uma cerimônia de casamento. A noiva entra na cerimônia com o buquê nas mãos e joga-o durante a festa de casamento para as amigas solteiras: diz-se que quem pega o buquê da noiva, entre as amigas, será a próxima a casar.



O costume da noiva levar um bouquet durante a cerimônia de casamento inciou-se na Grécia Antiga. No entanto, naquela época, os bouquets eram feitos de ramos de ervas e alho para atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado, garantindo, assim uma união feliz e duradoura.

Ramo de ervasa
Em Roma, por sua vez, era tradição a noiva levar um ramo de ervas, que tinha como significado fidelidade e fertilidade. Na Polónia, no século XVIII, o bouquet era salpicado com açúcar a fim de adocicar o temperamento das noivas. Com o passar do tempo, diferentes sociedades acrescentaram novos significados ao bouquet. Há não muito tempo, as ervas foram substituídas por flores. De início era usada apenas uma flor, posteriormente foram adicionados ramos com diferentes tamanhos e feitos de acordo com o gosto da noiva.

Atualmente, os bouquets possuem diferentes flores, cores e formatos, segundo o estilo do vestido e personalidade da noiva.Geralmente é feito de flores naturais em acordo com os tons da decoração da cerimônia. Mas, existem buquês de noiva de suculentas, de flores de tecido, de flores de papel, e de broches por exemplo.


Bouquet de Macarons

Bouquet de Origami


Os bouquets de noiva podem ser do tipo cascata, redondo ou braçada e devem ser escolhidos levando-se em consideração o horário, o local, a altura, o estilo da noiva e as suas cores preferidas.

Casamentos realizados durante o dia, em sítios, capelas, praia, residências, etc sugerem bouquets mais "leves", menores e redondos e, apesar da cor branca ser considerada a tradicional nos casamentos, o bouquet pode vir a ser confeccionado com flores do campo ou outras flores nobres coloridas (lírios, rosas, gérberas, etc) com acabamentos mais despojados . Já os casamentos realizados à noite,em igrejas, buffets, etc,podem contar com bouquets mais glamourosos, maiores e de cores mais fortes, com acabamento em cetim, pedrarias, etc.



A altura da noiva influi na escolha do bouquet para proporcionar um resultado visualmente mais harmônico, mas é a sua personalidade que irá determinar a escolha de um bouquet romântico, exótico, delicado, clássico, moderno, etc. Noivas mais baixas geralmente ficam muito melhores com bouquets redondos.





A escolha das flores de um bouquet é outro fator importante que merece toda a atenção da noiva. Tons de lilás, roxo e azul, conferem uma certa magia, pois são cores que sugerem tranqüilidade, espiritualidade, etc. O vermelho indica paixão e sedução.O rosa traz suavidade e delicadeza ao bouquet.Os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade.O branco é pureza e sofisticação.



Ao escolher um bouquet segundo o estilo da noiva, as seguintes dicas podem ser seguidas:

Romântico: Bouquets estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, pink, etc. Pode-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
Clássico: Bouquets formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.



Bouquet de broches


Bouquet de Origami

Bouquet de botões

Bouquet Vintage


Bouquet Vintage


Bem casados e Cupcackes estilo vintage

0
Imagens valem mais que mil palavras...














Quem NÃO convidar para o casamento?!

0
A primeira decisão é sempre casar ou não casar. A partir do momento que esta decisão foi tomada, é dada a largada para os preparativos da festa, e um de seus pontos mais importantes é a lista de convidados. E este é um ponto que dá pano prá manga e post prá blog.

Falaremos sobre o assunto em diversas outras ocasiões, até porque é um assunto que todos os dias vem à tona aqui em casa, considerando-se que o tamanho da lista de convidados está totalmente ligado à verba que será gasta com o evento e que a definição do tamanho da festa dependerá da quantidade de pessoas que se deseja receber. Sem falar que o local escolhido comporta um número "x" de pessoas que não deve ser ultrapassado.
Convidar o primo que vive no Japão, que nunca se viu, ou a colega com quem se trabalha diariamente? Diversas outras questões como esta surgem todos os dias. Na realidade, as pessoas que devem rodear os noivos num casamento devem ser pessoas que têm um significado especial para os mesmos.
Antes de dar as dicas para a montagem da lista, neste post vamos apenas traçar o perfil de alguns pretendentes à convidados que devem ser evitados:
O interesseiro: Aquele com quem você estudou ou trabalhou há 9 anos atrás e depois disso perdeu o contato. Não fala contigo nas redes sociais, não te liga no aniversário e nem ao menos te dá um oi. Agora que ficou sabendo que você vai casar, te liga, pergunta como você esta e faz te tudo para se manter presente pra ver se é convidado. Depois do casamento, volta a sumir!
O mordido: É o que acha que você tem a obrigação de convidar. Não quer saber se a sua lista já esta no limite. Faz de tudo para ser convidado e fica procurando saber quem você já convidou. E quando descobre que não foi chamado, fica jogando indireta e começa a virar a cara pra você.

O desconsiderado: Aquele que pede pra ser convidado e você faz aquele esforço e tira alguém da lista pra poder colocar esse. Quando você começa a a atualizar o RSVP, ele diz que não vai pois tem  o aniversário do cachorro da prima de segundo grau.
O falso: Aquele que finge que te adora mas que você sabe que não vai com a tua cara. Esta esperando pra ser convidado pra depois sair falando mal do seu vestido, do buffet, da música e do papel higiênico do banheiro.
Acompanhante do amigo: Aquela pessoa que você nunca viu na vida e no final do casamento vai aumentar a sua lista de gastos extras. Geralmente é a ficante do seu amigo que estava com ele no dia e resolveu fazer parte da festa. Na hora dos cumprimentos te abraça, dá os parabéns, escreve no livro de visitas, sai em quase todas as fotos e ainda pega o seu bouquet.
Exibicionista: Pessoa que quer aparecer mais que os noivos. Exagera na maquiagem, vai com um vestido que quase mostra o útero e se puder, vai de branco, bege ou qualquer tonalidade clara. Se tiver microfone, vai lá pro palco para falar qualquer coisa "engraçada" e tenta ser o centro das atenções.
O bêbado: Aquele que você sabe que não tem limites. Bebe todas na sua festa e ainda paga mico. Geralmente acaba causando algum acidente (do tipo derrubar alguma mesa) ou arrumando briga. Se você falar que não tem bebida na festa já fica reclamando.
O mal amado: O que reclama de tudo. Diz que a noiva esta demorando, que a comida esta gelada, que a bebida esta quente, que a música é ruim, que a decoração esta feia e que podia estar em casa assistindo a novela. Nem preciso continuar, né?

Os amigos dos pais: Muita gente passa por essa dificuldade. Geralmente os pais ficam tão felizes com o casamento, que fazem questão de chamar muitos amigos para comemorar também. Muitas vezes são pessoas que os noivos nem tem contato, mas precisamos ser racionais nesse momento: seus pais estão ajudando a bancar o casamento?
- Sim: então não tem jeito. Abaixe a cabeça e aceite. Apenas estabeleça um limite de quantidade de pessoa que eles podem chamar.
- Não:  Converse com seus pais e explique a sua prioridade. Convide todos aqueles que você quer, e  diga que se sobrar convite, você vai disponibilizar alguns para que eles possam convidar os amigos.
As duas situações são extremamente complicadas, cabe aos noivos analisarem cada caso e tomarem a melhor decisão, sem ter que prejudicar o relacionamento com a família.
Decidir quem não convidar, pode ser sim, o primeiro passo para sua lista de convidados.


Com que penteado eu vou?!

0




No preparatório para o casamento, as noivas precisam cuidar de muitos detalhes para que tudo seja perfeito. Além dos cuidados com a organização da festa e da decoração, elas têm que escolher um belo vestido, maquiagem e penteado. E escolher o penteado de casamento ideal é um grande dilema para muitas mulheres. Preso, solto, mais elaborado ou simples e com alguns detalhes?! As opções são muitas e aí fica realmente difícil chegar a uma decisão. 

Hoje acordei pensando exatamente em como seria um penteado com a cara da Andréia.

Uma coisa é certa; São várias as opções de penteados para usar no casamento, mas na hora da escolha, é importante ficar atenta à harmonia entre o estilo do cabelo e o restante da produção: vestido, sapato e maquiagem.  E caso seja escolhido algum arranjo para cabeça,ele deve combinar com o penteado.

O principal é respeitar o seu estilo e fugir dos exageros, mas algumas dicas podem ajudar:

Diferentes formatos de rosto

  1. A escolha do penteado da noiva deve ser feita com antecedência, pelo menos dois meses antes da cerimônia. Selecione algumas opções e leve para o cabeleireiro que será responsável pela sua produção. Converse sobre a idéia daquilo que você pretende fazer, vale fazer alguns testes também. A orientação de um profissional é sempre valiosa.
  2. O penteado funciona como uma moldura do rosto e por isso, deve ser escolhido levando em conta o formato do rosto da noiva. O tipo de cabelo escolhido para o casamento precisa ficar harmonioso e valorizar o rosto da noiva.
  3. Quem tem rosto redondo deve evitar deixar o cabelo armado e com volume demais, porque dá a sensação de rosto mais cheio ainda. Já quem tem rosto oval tem uma vantagem, esse tipo de rosto permite quase todo tipo de penteados para noivas, é só escolher o que mais agradar.
  4. Para as noivas de rosto quadrado, as melhores opções são os penteados que deixam o cabelo mais cheio e os penteados com cabelo preso totalmente devem ser evitados. O rosto triangular pede penteados com mechas soltas, para suavizar o queixo fino, característica marcante deste tipo de rosto.


Não sei se vocês já repararam, mas cabelo de noiva quando não é preso, geralmente é ondulado ou enrolado. Mas e os lisos? Onde ficam? O cabelo da Déia é tão lisinho, e tão lindo lisinho assim!

Mas esse cabelo tão lindo tem horas que nos deixa em apuros. É que o cabelo liso dificilmente “segura” penteados em geral, sobretudo os penteados com  cachos. É preciso usar muito spray, fixador e, mesmo assim, os penteados com caracóis não duram muitas horas.

Sendo assim, com certeza os melhores penteados para o cabelo dela são os que dão firmeza e segurança, como monos e tranças.



Enquanto as tranças funcionam melhor de dia, o mono é mais adequado para a noite. É simples, chique e clássico e confere à noiva um visual tipo bailarina.Dá para usar com véu, preso por baixo, e fica lindo enfeitado com bijuteria, tipo coroa de strass. Pode prender uma ou duas fitas de cetim fininhas à volta, e deixar as pontas penduradas. Muitas são as opções.



Já as tranças dão uma cara de menina do campo à noiva e funcionam melhor para casamentos de dia. Servem também para quem tem cabelos médios.
Pode ser uma trança única ou duas, a começar na raiz ou a meio do cabelo. Pode colocar flores ou fitas ou outro adereço. Embora simples, a trança que começa na raíz é mais sofisticado que uma trança comum e fica mais bem presa à cabeça. 

O tipo de trança mais famosa do momento é a escama de peixe, que garante um visual bem moderno e diferente


Dando uma olhada nas tendências, descobri algumas coisinhas interessantes:

Um dos estilos que está em alta é o retrô e os acessórios, tais como, flores, rendas, fitas, voilettes ou casquetes.  E não é que um penteado retrô teria tudo a ver com o casamento da Déia?!

O volume com cara vintage deixa a noiva com um ar encantador

O Voilletes e o Casquete para noiva são tendências muito atuais , apesar de terem sido muito usados nos anos 40. Bem vintage, não?!

Voilletes é uma palavra Francesa que se refere ao véu que cobre delicadamente uma parte do rosto preso em um pequeno chapéu ou uma flor de tecido com plumas.

Voilletes
Já o  casquete é um pequeno chapéu ou arranjo geralmente com flores e plumas , que se usa de lado preso por um arco ou tiara.

Casquete

Preso, solto, semi-preso, cacheado ou liso, o penteado vintage pode ficar muito elegante e deixar a noiva com um ar doce, o que combina perfeitamente com o momento tão importante em sua vida. Acho que a Déia vai amar as sugestões que selecionei para o blog.


Topete volumoso com um jeito vintage


Os acessórios delicados dão um charme especial ao penteado natural

As noivas de cabelo comprido podem compor o penteado com suas próprias madeixas



Os acessórios de flor tem tudo a ver com os penteados vintage

Com tanta coisa linda pra servir de inspiração, difícil será escolher qual penteado usar!


Os cabelos presos ganham um charme extra com flores, tiaras e outros acessórios que podem incrementar o penteado



Os detalhes com tranças e coques deixam o penteado da noiva ainda mais elegante